QUER CONVERSAR? EDITE SEU NOME NO CHAT

domingo, 12 de outubro de 2008

MARMELADA (Receita da avó Júlia)

Fui no campo apanhar marmelos e resolvi fazer a marmelada da avó( que saudadessss dela e seus cozinhados, nunca te esquecerei avó querida)
MARMELADA
INGREDIENTES:
marmelos
açúcar
paus de canela
casca de limão
MATERIAL
Tacho de preferência anti aderente
caixas de pastico para colocar a marmelada depois de feita
papel vegetal para forrar as caixas e tapar a marmelada
PREPARAÇÃO:
Lavei 1º muito bem os marmelos
Puz-os numa panela , tapei de água e os cozi, ficaram assim
Depois guardei a água da cozedura para mais tarde fazer geleia mas isso é outro post rsrsrs
Depois de frios descasquei todos os marmelos,
Cortei a polpa dos marmelos em pedaços

E separei tudo, peles e caroços para um lado e polpa para o outro

Tudo pronto guardei as peles e caroços para a geleia rsrsrs

e com a polpa farei a marmelada
Eu costumo moer num passe-vite mesmo á antiga como minha avó fazia, pois o puré fica mais grosso do que com maquinas electricas
Dá mais trabalho , mas vale a pena no resultado finalTenho outras receitas mas sempre faço esta de minha avó Júlia
Tirei fotos ao pormenor
Para as amigas que possivelmente não conheçam ficam a conhecer o passe- vite e como fica a polpa, também sei que muitas iram dizer
PARA QUE TANTA FOTO, TODAS CONHECEMOS ISTO?

Com o puré todo feito
Agora é só pesar o puré
Adicionar o mesmo peso em açúcar, misturar muito bem , pôr num tacho


e levar a lume branco de 1h a 2h conforme a quantidade, eu usei 3kg de polpa, 3kg de acúcar e levou a cozer em lume brando 1h45m quase sempre estive mexendo
Há não esquecer quando juntar o acúçar com a polpa, adicionar logo os paus de canela, eu usei 8 e a casca do limão, eu usei um.
Tenham cuidado pois salpica muito e queima, por isso convem mexer quase sempre
A maneira mais facil de ver quando a marmelada está no ponto é...
quando ela fazer o PONTO ESTRADA que muitas de vós devem saber, eu explico para quem não conhecer , quando com a colher fazer uma estrada e conseguir ver o fundo do tacho

vai atráz se fechando esse é o ponto estrada, espero ter explicado bem pois na foto é dificil dever

Mas também reparem que essa é a cor que a marmelada deve estar quando pronta a tirar do fogo, bem escurinha.

Depois é facil é só forrar com papel vegetal caixas de plastico

Há deixem-me vos lembrar que a marmelada á medida que vai arrefecendo fica mais escura e dura, convem a porem nas caixinhas ainda quente para a moldarem como querem

Pronto está quase...



Agora retiro com uma tesoura o excesso de papel vegetal
Ficou assim gostam do aspecto?
Eu forrei tudo a papel vegetal porque fiz e farei mais marmelada, para que dure até o proximo ano altura dos marmelos de novo, se fazerem pouca quantidade só para o uso de um mês por exemplo não precisam usar o papel vegetal podem pôr directo na caixa de plastico.
Eu forrei por cima também com uma folhinha de papel vegetal

Que depois ao ir cortando a marmelada ás fatias iremos retirando pouco e a pouco e a marmelada estará sempre protegida.

Pronto aspecto final

Preparada para guardar

Alguém vai fazer?

Quem quer esta caixinha?

Rosely vc quer? kkkkkkkkkkkkkkkk

Alguém respondeu que sim?

ROSELYYYYYYYYYYYYYY VC QUER?????????

Facil...
É só seguir a receita e fazer kkkkkkk
Queridas adoro estar aqui mas por hoje chega , é tarde vou dormir.
Espero que quem me pediu a receita fique feliz.
Eu fico esperando os vossos comentários e enquanto isso farei a geleia .
BOA NOITE
Beijos doces

8 comentários:

belinhagulosinha disse...

que bom aspecto a tua marmelada,realmente á coisas das nossas avós que nunca esquecemos,jinhos

Rosa Costa disse...

minha querida obrigadaaaaa,mas me dá um pouquinhoo?????,vogo logo vou fazer,beijos te amoooooo

Nena disse...

Olá,Mary!
Já guardei a receita que enviou ao grupo...obrigada mais uma vez.
Um beijo,Nena

Rosely disse...

OI MINHA LINDA
NÃO ESTOU SATISFEITA SÓ COM O EMAIL, VIM AQUI COMER MAIS UM POUCO
KKKKKKKKKKKKKKKK
ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
PENA AQUI NÃO TERMOS O MARMELO.
MAS TEMOS A GOIABADA CASCÃO, QUE PARECE SER FEITA DA MESMA FORMA.
UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
MAS NÃO É JUSTO NÉ???????????????/
VC ME OFERECE UMA CAIXINHA DE MARMELADA E DEPOIS ME MANDA FAZER??????????????????????
OHHHHHHHHHHHHH???????????
VC É MUITO MÁZINHAAAAAAAAAAAAAAA
KKKKKKKKKKKKKK
BEIJOS

Vânia G. disse...

OI MARYYYY EU QUEROOOO!!
QUE DELÍCIA MENINA!
COMO VOCÊ É PRENDADA,DEVE SER UMA GOSTOSURA!
OBRIGADA.
BJS
COM CARINHO
VÂNIA

Tina disse...

fiquei com agua na boca!!!!!
beijinhos

Rosa Costa disse...

que bommmmmm obrigada beijos.

karinasuardi disse...

BIA DIS.... PERFEITA,ESPECIAL!!! 06/09/2011 italia 21:55

Related Posts with Thumbnails